terça-feira, 15 de outubro de 2013

Cultura: acervo do Museu do Tropeiro já está na Casa da Praça


Temporariamente, o acervo que compõe o Museu do Tropeiro de Castro está exposto na Casa da Praça. A mudança foi necessária devido a problemas na estrutura do imóvel que abriga o Museu. Em razão do grande número de visitantes, a transferência fez necessária também com intuito de evitar possíveis acidentes. 
O telhado é a parte do Museu do Tropeiro mais afetada, com inúmeras goteiras. Em virtude da chuva, os prejuízos chegaram ao forro e ao assoalho. O espaço foi construído no século XVIII e abriga acervo com mais de mil peças, sendo considerado um dos mais importantes do gênero no Brasil. O Museu do Tropeiro foi tombado pelo Patrimônio Histórico Cultural do Paraná em 1978. 
Na Casa da Praça o acervo do Museu do Tropeiro ocupa três salas, apenas com peças selecionadas. Nos demais espaços do imóvel, seguem normalmente as exposições previstas no calendário da Casa para este ano. O restante do acervo permanece no imóvel do Museu do Tropeiro. A administração do Museu também continua funcionando. Assim, as visitas de escolas e grupos podem ser agendadas pelo telefone do Museu: (42) 3906- 2179.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito grata por sua mensagem!