terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Estão abertas as inscrições para a Coleção Campos Gerais de Artesanato 2014



O período de cadastro iniciou em 27 de janeiro e vai até 07 de fevereiro

A Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais e Rota dos Tropeiros do Paraná abriu na segunda-feira (27) o processo de Seleção Regional de Produtos Artesanais 2014
A Seleção Regional de Produtos Artesanais 2014 visa à composição da Coleção Campos Gerais de Artesanato 2014. As inscrições vão até o dia 7 de fevereiro e a taxa é de R$ 10 por artesão. O artesão deve preencher a Ficha de Inscrição disponível no site www.rotadostropeiros.com.br/colecaocamposgerais e disponibilizar um exemplar do produto inscrito. 
No caso dos artesãos castrenses, a ficha e o artesanato devem ser entregues na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo até o dia 7 de fevereiro. O projeto contempla somente objetos artesanais de valor utilitário ou decorativo e souvenirs, não abrangendo os alimentos artesanais. Podem participar artesãos residentes em um dos 18 municípios que integram a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). 
A escultura de madeira representando uma mula carregando cestos de vime do artesão castrense João Cláudio Carneiro integra a Coleção Campos Gerais de Artesanato 2013
Na primeira edição, com abertura de edital em 2012, foram selecionados oito artesãos com vinte produtos. Entre eles, objetos de decoração, bottons, chaveiros, quadros e brincos. Todos são uma excelente opção para presentear e, ao mesmo tempo, mostrar os ícones que representam os Campos Gerais.
Os produtos escolhidos passam por uma série de quesitos, atendendo às demandas do mercado e focando na matéria-prima presente em cada localidade. Desde 2012, os artesãos que compuseram o primeiro edital passaram por avaliações técnicas através de consultor especialista em design
Em alguns casos, foram realizadas alterações até que o produto chegasse ao design atual, que está sendo mostrado e ‘selado’. 
Toda a Coleção Campos Gerais de Artesanato é identificada por um selo.
Além de representar a região dos Campos Gerais através dos produtos e de valorizar seus artesãos, a Coleção Campos Gerais de Artesanato possibilita a prospecção de novas oportunidades de comercialização do material desenvolvido. A Coleção estará na maioria dos estabelecimentos ligados ao turismo das cidades dos Campos Gerais que fazem parte do Programa de Regionalização do Turismo do Governo Federal. 
Além disso, a Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais e Rota dos Tropeiros do Paraná atuará como articuladora e promotora principal dos produtos, por meio da produção de um catálogo e peças promocionais. Estes recursos serão utilizados como instrumentos para a prospecção de novas oportunidades de comercialização do artesanato.
Cada artesão pode inscrever até três produtos.

ETAPAS DE SELEÇÃO
O processo de seleção será composto por duas etapas. Na primeira, será feita a pré-seleção dos produtos aptos que atendam aos critérios de adequação à produção associada ao turismo e de qualidade e referência cultural e será realizada por uma comissão formada por um representante dos gestores públicos municipais de Cultura dos Campos Gerais; um representante dos gestores públicos municipais de Turismo dos Campos Gerais; um representante da Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável dos Campos Gerais e Rota dos Tropeiros do Paraná; um representante do Sebrae – PR e um representante do setor artesanal.
Na segunda etapa os produtos pré-aprovados serão avaliados por um consultor externo a fim de definir a Coleção 2014, de acordo com critérios como Mercado de turismo; Qualidade; Referência cultural; Originalidade e inovação.
O resultado da seleção será comunicado através de relatório descritivo aos artesãos inscritos. Serão considerados aprovados os produtos que atenderem satisfatoriamente a maioria dos critérios definidos. Os produtos podem ainda serem classificados como 'Aprovado com recomendações', neste caso, a partir do relatório de avaliação, o artesão terá um prazo a ser definido para realizar as alterações recomendadas e reapresentar seu artesanato para nova avaliação. A não reapresentação do produto será considerada como desistência do projeto. Os produtos 'Não aprovados' receberão relatório descritivo da avaliação.

PROJETO
O Projeto Coleção Campos Gerais de Artesanato atuará após a seleção dos produtos representativos da região na execução das ações de promoção e divulgação. Para isso estão previstas algumas estratégias de ação como a promoção de consultoria especializada para os artesãos e o desenvolvimento da identidade visual da Coleção, tais como catálogo promocional, site, etiquetas, embalagem, certificação dos produtos e ações promocionais em feiras e pontos comerciais parceiros do projeto.
Mais informações estão disponíveis no site www.rotadostropeiros.com.br/colecaocamposgerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito grata por sua mensagem!