terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Coluna CASTRO by Fabi (9 e 10/1)


Abertura do Caderno MIX destaca a coluna CASTRO


Coluna CASTRO do Jornal da Manhã (edição de 9 e 10/2/2014)
Veja a versão on line no NOVO site do JM
(Clique na ABA "Edições" para a escolher a data que deseja visualizar)
 
Rainha dos Campos Gerais
É só até terça-feira, 11, que beldades dos Campos Gerais podem se inscrever para o concurso que vai eleger as majestades do carnaval tibagiano em evento na Praça 18 de Março, em Tibagi, no sábado,  15 de fevereiro. As inscrições encerram às 17 horas. O regulamento está disponível no site oficial de Tibagi www.tibagi.pr.gov.br. Mais informações também podem ser obtidas pelos telefones 0800-643-1388, (42) 3916-2149 ou ainda (42) 3916-2187.

Cicloturismo
A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Castro está trabalhando na reativação das rotas de cicloturismo. Para isso, em janeiro, foi realizada uma visita técnica no roteiro já existente em Castro para avaliar as condições reais e propor melhorias na rota. A ideia é ainda propor atalhos às rotas já existentes para quem quiser fazer pedaladas mais curtas, assim como promover o mapeamento dos pontos de apoio, como bares, fazendas e outros locais onde os ciclistas podem procurar ajuda em caso de necessidade, e melhorar a sinalização já existente. O roteiro de cicloturismo foi lançado em 2008, através de uma parceria entre a Prefeitura, Agência Rota dos Tropeiros e Associação dos Empresários de Turismo de Castro (Castrotur), com apoio do Sebrae/PR e consiste em um roteiro incluindo quatro etapas de 40 quilômetros cada.

Etapas
Pela rota original, a partida dos ciclistas acontece na área central de Castro, que chama a atenção dos visitantes através de seus prédios tombados pelo Patrimônio Histórico do Paraná, além de diversas áreas verdes e de lazer como o Morro do Cristo, o Parque Lacustre e o Parque Dr. Libânio E. Cardoso, conhecido como 'Prainha'. Esta etapa pode ser finalizada em curto espaço de tempo, havendo, porém a necessidade de um deslocamento cuidadoso devido ao tráfego constante em vias urbanas. A orientação do percurso pode ser feita através do mapa e o grau de dificuldade é baixo.
A segunda etapa tem como destino o Parque Pousada do Canyon Guartelá, que possui infraestrutura para hospedagem, espaços destinados a atividades de lazer e ainda abriga a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) São Francisco de Assis com áreas preservadas e mata nativa. O trajeto possui 28,7 km de distância, com altitudes que variam de 932 a 1094 m. Esta quilometragem divide-se em 11,6 km de subidas, 11,7 de descidas, 5,6 de trechos planos, com grau de dificuldade médio.
A terceira etapa do passeio liga o Parque Pousada do Canyon Guartelá ao Hotel Fazenda das 100 Árvores, onde os visitantes encontram serviços de hospedagem, alimentação e lazer com lagos, pesqueiros, passeios a cavalo, trilha ecológica, entre outras atividades e estruturas. Com 38,9 km de extensão, esta etapa apresenta altitudes que varia de 927 a 1153 m, dividindo-se em 20,9 km de subidas, 14,7 km de descidas e 3,3 km de trechos planos. Esta etapa, com grau de dificuldade alto exige maior preparo físico dos ciclistas.
A quarta e última etapa leva do Hotel Fazenda das 100 Árvores à cidade de Castro. O trajeto possui 47,1 km com altitudes que variam de 975 a 1065 m. São 22,3 km de subidas, 16,8km de descidas e 8km de trechos planos. A Fazenda Capão Alto é um importante atrativo do percurso. Além da Capão Alto, outras paisagens de destaque são a Colônia Castrolanda e Memorial da Imigração Holandesa, o Moinho. Neste trecho o grau de dificuldade é médio.

Ensaios
Quem deseja registrar a família ou fazer lindas fotos individuais pelas ruas e campos castrenses, pode agendar seu ensaio externo, totalmente personalizado, com esta colunista para o próximo fim de semana, dias 15 e 16 de fevereiro. A agenda da fotógrafa está aberta para atendimento em Castro nestas datas. Mais informações sobre pacotes disponíveis pelo site www.fabianaguedes.com/orcamento.

Vem aí
Já tem data marcada a próxima edição da Maluco Beleza Fest, tradicional festa em homenagem e memória ao roqueiro Raul Seixas, que acontece anualmente no Parque Pousada do Canyon Guartelá e reúne fãs vindos de todo o Brasil. A festa, que está em sua 13ª edição, acontece nos dias 22 e 23 de março, com apoio do fã clube Geração Alternativa Rock Clube e animação da Paranoia Banda. Fique de olho no site www.pousadadocanyonguartela.com.br e agende-se para participar!

Em Castro, o Jornal da Manhã pode ser adquirido na Papelaria Girassol, na Castrolanda.
Para edições anteriores, solicite pelo fone (42) 3223-6289 (Ponta Grossa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito grata por sua mensagem!