terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Ponta Grossa premia escritores de Literatura Infantojuvenil



Além da categoria local, concurso contemplou também autores de Brasília, Rio de Janeiro e Franca

Foi divulgado esta semana o resultado do Concurso Nacional de Literatura Infantojuvenil 2013, promovido pela Fundação Municipal de Cultura (FMC) e Conselho Municipal de Política Cultural (CPMC). Os vencedores na categoria nacional foram Elaíse Maria de Mello Barbosa (Franca/SP), Francisco Hélio de Souza (Brasília/DF) e Tatiana Alves Soares Caldas (Rio de Janeiro/RJ). Já na categoria local os selecionados foram Elioenai Padilha Ferreira, Phellip Willian de Paula Gruber e Ana Carla Vieira Bellon.
O homenageado deste ano é o escritor ponta-grossense e médico Ângelo De Col Defino, autor das obras ‘Operários e Operarianos’ (livro infantil lançado durante o II Flicampos), ‘Imortal Operário Ferroviário – as histórias do Fantasma de Vila Oficinas’ e ‘A primeira partida de futebol do Estado do Paraná’.
Três ponta-grossenses formaram a comissão julgadora dos textos de literatura infantojuvenil inscritos para o concurso do ano passado. A professora Lucélia Clarindo, o pesquisador Érico Ribas e o homenageado Ângelo Luiz De Col Defino leram 76 textos para fazer a seleção. Cada vencedor recebeu R$ 1,2 mil como premiação. As histórias premiadas serão publicadas em uma edição de 1 mil exemplares, cada uma, pela Fundação Municipal de Cultura ainda em 2014, cabendo aos autores uma cota de 100 exemplares, a título de direitos autorais. Os outros 900 exemplares de cada história publicada serão distribuídos gratuitamente em bibliotecas, escolas, instituições e para críticos literários.

Concurso 2014
                Já está disponível para consulta o edital do Concurso Nacional de Literatura Infantojuvenil 2014, que este ano homenageia a escritora Neuza de Souza. As inscrições acontecem de 1º a 31 de março, exclusivamente pela internet. O edital pode ser acessado pelo www.culturapg.com.br/editais.

Confira o resultado:

CATEGORIA 1 - Os textos pertencentes à categoria 1  são destinados aos  leitores iniciantes, versam sobre lendas fantásticas  cujos assuntos e personagens giram em torno do universo imaginário.
‘Pirilampo e o sumiço das canetas’, de Elaíse Maria de Mello Barbosa (Franca/SP)
‘Bicho papão’, de Elioenai Padilha Ferreira (Ponta Grossa/PR)

CATEGORIA 2 - Na categoria 2, os textos são sobre  lendas lúdicas já para  crianças maiores, cujos assuntos e personagens giram em torno de situações e brincadeiras, apresentado de forma a estimular a leitura pela criança.
‘Joãozinho e a origem do Capitão Malvado’, de Francisco Hélio de Souza (Brasília/ DF)
‘Tchau, seu Pedro’ de Phellip Willian de Paula Gruber (Ponta Grossa/PR)

CATEGORIA 3 - A categoria 3, privilegia os textos maiores, podendo chegar a dez laudas. Sãopara leitores fluentes e críticos ,devendo ser lendas de efeito cujos assuntos e personagens giram em torno de situações de confronto e dificuldades.
‘Bilhete de Náufrago’, de Tatiana Alves Soares Caldas (Rio de Janeiro/ RJ)
‘A fantástica descoberta de Valentin’, de Ana Carla Vieira Bellon (Ponta Grossa/PR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito grata por sua mensagem!