segunda-feira, 10 de março de 2014

Colunas CASTRO by Fabi Guedes ( 2 a 5 de março | 9 e 10 de março)

Confira as Colunas CLUBINHO e CASTRO BY FABI GUEDES, do Jornal da Manhã, que circulam na edição destes 9 e 10 de março de 2014.

Abertura do Caderno MIX do JM destaca CASTRO

Coluna CLUBINHO de 9 e 10 de março

Coluna CASTRO BY FABI GUEDES de 9 e 10 de março
Veja mais no site www.jmnews.com.br



Seresta Solidária
No próximo sábado, 15 de março, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Castro promove a 2ª edição de sua Seresta Solidária, na Sede Social do Castro Clube de Campo (antigo Clube União e Progresso). Ingressos estão à venda com as voluntárias ou na Secretaria do Colégio Emília Erichsen , a R$ 15 por pessoa. Haverá show de prêmios na ocasião. Saiba mais no Blog http://redefemininacastro.blogspot.com.br/.

Registro
Na sexta-feira, 28, o major do 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, Manoel Luís Badaraco Fagundes, recebeu autoridades e convidados na cerimônia de formatura e palestra em comemoração aos cem anos da chegada do Exército em Castro. Para a data, o 5º Esquadrão  convidou a equipe do Museu do Tropeiro para realizar uma pesquisa sobre a presença do Exército na cidade, trabalho que contou com a colaboração do castrense, coronel da Reserva, Marcos Antônio da Silva. Na ocasião dos festejos, a historiadora Amélia Podolan Flugel apresentou uma palestra com os resultados da pesquisa.

Homenagem
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Diretoria Municipal de Cultura, através da Casa da Praça, Casa de Sinhara, Museu do Tropeiro e Casa da Cultura Emilia Erichsen, promoveram na sexta-feira, 7, na Casa da Praça, solenidade de homenagem às notáveis mulheres castrenses. Foram homenageadas 37 mulheres. Participaram da solenidade familiares das homenageadas; o prefeito Reinaldo Cardoso; o procurador geral do município, Ronie Cardoso Filho; o presidente da Câmara de Vereadores, Herculano da Silva; secretários municipais e vereadores. Na solenidade, com direito a apresentação de cítara, por Lucia Menarim e de piano, por Vera Negrão, foram lembradas ilustres e notáveis mulheres que marcaram seu nome da história de Castro: Judith Carneiro de Mello, fundadora e Diretora do Museu do Tropeiro; Emilia Erichsen, fundadora do Primeiro Jardim de Infância do Brasil; e a artista plástica Dorothea Wiedemann. O evento marcou a reabertura da mostra das obras de Dorothea Wiedemann, que estavam em exposição no Museu Oscar Niemeyer (MON) e que agora volta para exposição permanente na Casa da Cultura.

Lançamento
O livro “Entre o Caos e o Bom Humor”, de Lucia do Valle, tem seu segundo lançamento agendado para a próxima terça-feira, 11, na Livrarias Curitiba do Shopping Estação, na capital paranaense. A publicação retrata como a autora, residente em Ponta Grossa, enfrentou o diagnóstico da esclerose múltipla. Para expressar as diversas etapas e formas de como enfrentou a doença, Lucia utilizou metáforas e comparações com a história de Alice no País das Maravilhas.  Com 72 páginas, o livro tem o selo da Editora Estúdio Texto.

Inscrições abertas
Estão abertas as inscrições para a Corrida Rústica que acontecerá no dia 16 de março, em comemoração ao aniversário de 310 anos de Castro. A competição, promovida pela Prefeitura Municipal de Castro, através da Secretaria Municipal de Esporte será patrocinada pela Cargill e distribuirá um total de R$ 9.500 em prêmios. A unidade da rede de restaurante Subway em Castro também vai apoiar o evento – o restaurante montará uma barraca no Parque Lacustre para distribuir frutas aos atletas. As inscrições devem ser feitas até o dia 13 de março, às 17 horas, exclusivamente pelo site da Prefeitura http://www.castro.pr.gov.br, acessando o link da Corrida, no lado direito da página, ao alto. Além da ficha de inscrição, os interessados têm acesso através do site ao regulamento da prova e também ao três percursos diferentes que serão realizados – para as categorias Pré-mirim, Mirim e Infantil; para a categoria Juvenil e, por fim, para a categoria Adulto. A corrida será realizada nas ruas centrais de Castro, com percurso mínimo de três quilômetros até o máximo de 12 quilômetros. A largada e chegada acontecerão no Parque Lacustre.

Esporte
A Prefeitura de Castro, através da Secretaria Municipal de Esporte, promoveu na sexta-feira, às 19h30, no Teatro Bento Mossurunga, o “Prêmio Destaque – Os melhores do Basquete 2013”. O evento, de caráter festivo, esportivo e social, premiou os atletas que se destacaram nas competições da modalidade defendendo o município em 2013. “É festa em que os atletas são premiados em reconhecimento pela sua dedicação ao esporte”, aponta o secretário municipal de Esporte, Antenor Telles. 

Positivo
Foram cinco dias de muita festa e folia, com entretenimento e descontração para os tibagianos e visitantes que lotaram o centro da cidade e aproveitaram a programação carnavalesca.
Os mais de 60 mil foliões que passaram pela festa entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, puderam aproveitar um carnaval tranquilo e sem maiores ocorrências policiais. Comemorando seu 104º aniversário, a festividade teve saldo positivo, e demonstrou sua representatividade na região
dos Campos Gerais. “Pela primeira vez abrimos o concurso de Rainha do Carnaval para a região, e acreditamos que esta regionalização é necessária, pois é o reconhecimento a esta importante celebração da cultura popular, resgatando sua história”, comemora a prefeita Angela Mercer de Mello.

Colunas CLUBINHO e CASTRO BY FABI GUEDES, do Jornal da Manhã, edição de 2 a 5 de março de 2014.

Abertura do Caderno MIX de 2 a 5 de março
Coluna CASTRO BY FABI GUEDES de 2 a 5 de março
 
Coluna CLUBINHO de 2 a 5 de março
Clique nas imagens para as ver em maior tamanho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito grata por sua mensagem!