sexta-feira, 25 de abril de 2014

15ª Oranjefeest

Neste sábado, 26 de abril, acontece em Castro, a partir das 11h da manhã, a 15ª edição da Oranjefeest, na Rua do Moinho (Memorial da Imigração Holandesa), na Colônia Castrolanda.
A iniciativa é da Cooperativa  Castrolanda, e já acontece oficialmente desde 2000. Estão previstas apresentações de grupos folclóricos de dança e outras atividades, além de Feira Livre, até às 16h.

Koninginnedag: tradição da Holanda para Castro 
Há três gerações de rainhas, e de mãe para filha, o Dia da Rainha se consagrou como feriado nacional da Holanda, e durante a celebração, que conta com a presença e participação da Família Real, acontecem jogos, shows musicais e feiras de rua. O Koninginnedag é transmitido ao vivo, pelas redes de televisão do país, e é comum que os participantes usem roupas laranjas, a cor da Família Real, e objetos que remetem à cultura do país. 

A Origem do Dia da Rainha 
 Em 1885, o dia 31 de agosto se tornou feriado nacional, entitulado Prinsessedag (Dia da Princesa), para homenagear o aniversário de cinco anos da Princesa Wilhemina. Quando ela foi nomeada rainha, com apenas dez anos, o feriado mudou de nome, tornando-se o Koninginnedag (Dia da Rainha). Ao transferir o trono para sua filha, a Princesa Juliana, Wilhemina também transferia a data do Koninginnedag, que se tornaria 30 de abril, aniversário da nova monarca. Após 32 anos como rainha, Juliana abdicou do trono em favor de sua filha, a Princesa Beatriz, que em homenagem à mãe, manteve o 30 de abril como data das celebrações do Koninginnedag.

Novo Rei e Chefe de Estado
Em janeiro de 2013, a rainha Beatriz da Holanda anunciou sua abdicação após quase 33 anos no trono,e seu filho primogênito, o príncipe Willem, tornou-se rei e chefe de Estado em 30 de abril do ano passado. A data continua a mesma para a celebrações, com o novo nome de Dia do Rei (veja mais clicando AQUI e AQUI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito grata por sua mensagem!