segunda-feira, 16 de junho de 2014

Colunas Castro by Fabi ( 8 e 9/8 e 15 e 16/6)

Abertura do Caderno MIX do Jornal da Manhã de 15 e 16/06/2014
Coluna CASTRO by Fabi Guedes no Jornal da Manhã, 15 e 16/06/2014
Destaque para o Miss Terra Belezas do Sul
Confira versão eletrônica em 

Das atuais seis Belas do Sul, duas são castrenses: Camilla Loman, atual Miss Terra Ecoturismo Paraná que coroará sua sucessora como Miss Terra Castro em desfile a ser realizado em 25 de julho e Jorreni Marcon, que por sua trajetória no RS, é a atual Miss Terra Rio Grande do Sul e também Miss Progress Brazil e detentora do título internacional de Miss Progress Salute. 

Miss Terra Belezas do Sul
Esta colunista – juntamente com outros profissionais – faz parte da equipe multidisciplinar da Organização Beleza Nacional, que tem direção de George Sada e é a empresa responsável pela realização do concurso Miss Terra Belezas do Sul. O certame elegerá simultaneamente, de 12 a 15 de agosto, as representantes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul para o concurso Miss Terra Brasil, que acontece em final de outubro. O calendário do evento e o novo site da empresa www.orgbelezanacional.com.br foram lançados em grande evento voltado à imprensa de todo o estado e parceiros no último dia 10 de junho, em happy hour realizado em Curitiba, no Ryo Gohan Japanses Gourmet. 
Em Castro, concurso municipal elegerá a representante da cidade para participar da edição estadual, sob coordenação de Rafaella Fornazari Ribeiro. Já as demais cidades do Paraná podem indicar candidatas no site da empresa, até 25 de julho. Mais informações também na Fan Page https://www.facebook.com/missterraparana.

>>> O empresário, diretor e ator teatral e coreógrafo George Sada está à frente da Organização Beleza Nacional, empresa detentora de franquias de concursos de belezas que são ligados também à defesa de causas diversas, como meio ambiente, direitos humanos e saúde. Na foto, recebe as jornalistas Valquíria Souza e Flávia Brandão, bem como, Flávia Cambraia, gerente de casting da Look Top Beauty, empresa de Minas Gerais responsável pela promoção do Miss Terra Brasil, que este ano, pela primeira vez, será em Curitiba.
  
>>> Na foto, as castrenses posam com Mariana Musse, atual Miss Água Paraná e Miss Terra Curitiba (ao centro, de vermelho).


Meio Ambiente
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a Prefeitura de Castro, através da Diretoria Municipal de Meio Ambiente, promoveu ação de educação ambiental na praça Souza Naves. Ao longo do dia, profissionais da Diretoria e o Saporeca, mascote do programa de coleta seletiva em Castro, receberam alunos e comunidade em geral na praça. Foram distribuídos sacos de ráfia reutilizáveis para materiais recicláveis e 200 mudas de ipê amarelo, provenientes do viveiro do Instituto Ambiente do Paraná (IAP), em Imbaú.

>>> Marianne Urbanski, diretora do Departamento de Resíduos Sólidos, com aluna da rede municipal e o personagem Saporeca, durante a distribuição de mudas de ipê amarelo, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Cidadão Honorário
No dia 4 de junho, a Câmara Municipal de Castro promoveu a outorga do título de Cidadão Honorário de Castro ao Senhor Wilson Garcia de Lima, título entregue a pessoas nascidas em outros municípios e que reconhecidamente tenham prestado serviços relevantes. Hoje com 93 anos, o homenageado embarcou em 1944 junto a Força Expedicionária Brasileira-FEB para participar da Segunda Guerra Mundial e retornou ao Brasil em 1945. Em Castro casou-se, viu nascer seus filhos e em espaço próprio, montou oficina elétrica para conserto de carros, até ingressar nos Correios e Telégrafos. A honraria foi concedida através da Lei n° 2849/2014, de autoria da vereadora Aline Sleutjes Roberto (PSDC).

>>> Wilson Garcia Lima, que participou da Força Expedicionária Brasileira, recebeu o título de Cidadão Honorário de Castro no início de junho.

Jeps
No domingo passado, 8 de junho, encerrou-se a fase macrorregional dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps). A competição reuniu em Castro cerca de dois mil alunos/atletas de escolas públicas e particulares que integram os Núcleos Regionais de Educação de União da Vitória, Ponta Grossa, Guarapuava e Irati. As competições foram divididas em categoria A (15 a 17 anos) e categoria B (12 a 14 anos), nos naipes masculino e feminino nas modalidades de basquetebol, handebol, futsal, voleibol, vôlei de praia, atletismo, tênis de mesa e xadrez. Além de Castro, mais sete cidades realizaram simultaneamente a fase macrorregional: Campina Grande do Sul, Santo Antônio do Sudoeste, Medianeira, Campina da Lagoa, Paraíso do Norte, Telêmaco Borba e Santo Antônio da Platina.
Além das quatro equipes classificadas no basquete, Castro também terá representantes na fase final em diversas modalidades.

Finais Na categoria B (12 a 14 anos) a etapa final dos Jeps acontece entre os dias 20 e 28 de junho, em Cianorte; e na categoria A (15 a 17 anos), as finais serão de 25 de julho a 2 de agosto, em Foz do Iguaçu. Mais informações sobre os jogos e a listagem de todas as equipes classificadas podem ser conferidas no site www.jogosescolares.pr.gov.br.

 >>> O técnico do Colégio Emilia Erichsen, Renato Oscar Cordeiro, o Pandorff, posa com as atletas do basquete que superaram as expectativas durante a fase regional do Jeps. Na partida contra Irati, elas fizeram 77 pontos contra 0 do adversário!

Festival Multicultural
Iniciou na sexta-feira, 13, o 4º Festival Multicultural – Mostra de Dança e Teatro – promovido pela Diretoria Municipal de Cultura, no Teatro Bento Mossurunga. A mostra de dança acontece ainda nesta segunda, 16, e quarta-feira, 18, às 19h30. Já neste domingo, 15, às 16 horas, acontece a apresentação teatral ‘Sesmaria e a outra parte da história’. Ao todo, nove turmas sobem ao palco neste evento: duas turmas de Baby Class (idade de 05 a 07 anos), duas turmas de Infantil (08 a 12), três turmas de Juvenil (13 a 17) e a Cia. SuperAção – dos cadeirantes – todos estes estudantes que frequentam as aulas em contraturno escolar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (42) 3906-2270.

Registro
Três enxadristas piraienses conseguiram vaga para a fase final dos Jogos Escolares do Paraná. Os atletas participaram da fase macrorregional em Castro, nos dias 4 e 5 junho, nas modalidades de xadrez rápido e relâmpago. Piraí participou com os atletas: Luiz Fernando Lemes Ferreira e Marcelo Ferreira Barreto (Colégio Santa Marcelina), Christian Júnior Mainardes (Colégio Leandro Manoel da Costa) e Douglas Rentz Staron (Colégio Jorge Queiroz Netto). As finais acontecerão no final do mês de junho (grupo B em Cianorte) e no final do mês de julho (grupo A em Foz do Iguaçu).

Miss Terra Castro
Estão abertas até 27 de junho as inscrições para o concurso Miss Terra Castro. O certame eleger no dia 25 de julho, no Moinho da Castrolanda, a representante da cidade para o concurso Miss Terra Paraná. As inscrições podem ser feitas por moças maiores de 18 anos, que tenham altura igual ou superior a 1,68m de altura, nunca tenham sido casadas e nem tenham tido filhos. Para se inscrever, as interessadas devem solicitar regulamento e ficha de inscrição através do e-mail missterracastro@hotmail.com. O valor da inscrição, de R$ 250, poderá ser quitado pela própria candidata de modo independente ou por empresas locais, que terão seu nome divulgado durante todas as atividades do concurso. A Coordenação Municipal do Miss Terra Castro é de Rafaella Fornazari Ribeiro, que já atuou como modelo. Acompanhe em https://www.facebook.com/missterracastro.

Arte e Natureza
Encerram dia 27 de junho, as inscrições gratuitas para artistas que queiram participar da mostra “Arte e Natureza”, da Yapó Arte – Associação dos Artistas Plásticos de Castro. A entidade, presidida por Eduardo Luiz Freitas, promove em parceria com o Rancho Alegria, exposição artística nos dias 26 e 27 de julho aberta a toda a comunidade local e regional, em Castro. Os trabalhos inscritos devem ser apresentados até 11 de julho. A atividade tem apoio de Calpar Comércio de Calcário Ltda, CBL Tech – Recuperação de Dados, Rádio Antena Sul e Ateliê Dona Jura. Mais informações pelos telefones (42) 9984.3855 (Eduardo Freitas) e (41) 9206.5336 (Maria do Carmo) e também pelo Blog http://yapoarte.blogspot.com.br/.



>>> No dia 13 de junho, a artista plástica Ana Antonia da Luz Guedes comemorou a chegada aos seus 70 anos de vida. Na foto, com o marido, o empresário e Secretário de Indústria e Comércio de Piraí do Sul, Izidro Constantino Guedes.

>>> O prefeito Reinaldo Cardoso recebeu, no Salão de Atos da Prefeitura, a visita da turma de Pré II do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Pequeno Reino, do Socavão, como parte do Projeto 'População rural tem direito à cultura digital'. Os alunos foram acompanhados pelas professoras Jeselia Cordeiro Ortiz, Ivone Reis e a diretora do Cmei, Cláudia Aparecida Salgado Castro.

>>> O Deputado Federal Zeca Dirceu em visita a Castro foi recebido pelos secretários municipais de Governo, Ricardo Cardoso Filho e de Esporte, Antenor Telles.
 
Coluna do Dia dos Namorados
Edição de 8 e 9 de junho de 2014
Abertura do Caderno MIX do Jornal da Manhã de 8 e 9/6/2014

Coluna CASTRO by Fabiana Guedes do JM de 8 e 9/6/2014
 Confira versão eletrônica, com mais textos em 
http://jornaldamanha.arede.info/mix/feliz-dia-dos-namorados/

Em CASTRO, adquira seu exemplar do Jornal da Manhã na 
Papelaria Girassol (CASTROLANDA - tel.: 42 3234-1469, 
de segunda à sexta das 8h às 17h e aos sábados, das 9h às 12h). 
Para números anteriores, solicite via telefone (42) 3223-6289 
(JM - Ponta Grossa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito grata por sua mensagem!