segunda-feira, 21 de julho de 2014

Lançamento da Pedra Fundamental da Sede da Câmara Municipal de Piraí do Sul


Na última quarta-feira (16), os vereadores de Piraí do Sul fizeram o lançamento da pedra fundamental do futuro prédio, que ficará localizado na Avenida Doutor David Federmann, ao lado do Terminal Rodoviário, em uma área de 1,3 mil metros quadrados. O prazo máximo de entrega é de 19 meses (fevereiro de 2016).
Com a construção, a Câmara Piraiense se junta a outras Câmaras vizinhas que já possuem prédio próprio, como Castro, Ventania, Jaguariaíva, Sengés, Carambeí e Arapoti. 



Investimentos 
Serão investidos na obra cerca de R$ 1,4 milhões. O recurso é próprio do Legislativo, oriundo das sobras do orçamento da Câmara, que vem sendo arrecadado ao longo dos últimos quatro anos.  Além da reserva para a construção do prédio, os vereadores também destinaram, desde 2010, cerca de R$ 1,4 milhões para a Prefeitura. Estes valores foram revertidos em benefícios à população, como recentemente na compra de um novo caminhão para a Secretaria de Infraestrutura. 
Uso da população 
A ideia dos vereadores é que o prédio sirva também para o uso da população na realização de eventos escolares, empresariais e de associações. 
No projeto da construção, o novo auditório poderá abrigar com segurança cerca de 200 pessoas, uma capacidade três vezes maior que a do atual prédio. 
Atual prédio 
O local que atualmente abriga as atividades da Câmara, situado ao lado da Praça José Avais, pertence à Prefeitura e foi construído no início da década de 1980 para a Secretaria de Educação. O prédio, de dois pisos, não possui acesso para cadeirante e não atende a outras normas técnicas de acessibilidade. Outro problema, é que o espaço não dispõe de saídas de emergências, requisito obrigatório de segurança contra incêndio ou pânico. Além destas carências, o edifício também compromete o funcionamento administrativo da Câmara. As salas, a cozinha e os banheiros são adaptados. Os arquivos do município (leis, projetos, processos, documentos e etc.) dividem espaço com materiais de limpeza e de cozinha. O plenário é pequeno e impossibilita a realização eventos de grande porte. 
>> Projeto Inicial 
A intenção dos vereadores era construir a sede em uma área adquirida em 2008, localizada em frente ao Colégio Jorge Queiroz Netto, na Rua Izidoro Doin. Entretanto, a obra tornou-se inviável, pois o terreno já possuía uma área construída e a demolição custaria um preço alto no valor total da obra. Por isso, em 2013, a Câmara firmou uma parceria com a Prefeitura, para permutar áreas municipais, sem prejuízo para as partes. Através de contrato, o Poder Executivo ficou com a posse do imóvel localizado na Rua Izidoro Doin e a Casa Legislativa com parte da área da Antiga Escola Rural, na Avenida David Federmann. 
Veja cobertura em vídeo no Canal Izidro Guedes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito grata por sua mensagem!