quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Apresentações teatrais integram programação do Dia de Castro, nesta quarta



Mobilização Cívica e lançamento do livro 'Porto das Tropas', também fazem parte da programação

Dando continuidade à programação do 15º Dia de Castro, está marcada para esta quarta-feira (3), às 19h30, no Teatro Bento Mossurunga, a apresentação do espetáculo teatral 'Sesmaria e a Outra Parte da História', promovido pela Diretoria Municipal de Cultura. A entrada é gratuita. 
A apresentação dá continuidade a uma cena que foi bastante apresentada nas escolas e eventos, e agora virou uma peça completa. O elenco é formado por alunos, ex-alunos da oficina de teatro da Diretoria de Cultura e convidados. O texto foi criado a partir de pesquisa feita com o apoio do Museu do Tropeiro e criação participativa do elenco e direção. 
'Sesmaria e a Outra Parte da História' é a montagem de episódios que vão desde o início do povoamento até Castro ser elevada à cidade. “A peça é a continuação de 'Sesmaria da Paragem do Iapó', uma cena de 15 minutos que foi criada a partir de pesquisa histórica para contar o porquê da celebração em 19 de março, quando Castro comemora a doação da sesmaria”, explica a coordenadora da Oficina de Teatro da Diretoria de Cultura e responsável pela direção do espetáculo, Caroline Hampf. Desde sua estreia, a cena foi apresentada em muitas escolas do município e eventos, por ter sua estrutura simples de cenário e figurinos e uma linguagem fácil, dinâmica e divertida. “Agora, a peça ganhou um novo roteiro, com mais cenas e personagens importantes da nossa história até a elevação à cidade de Castro”, destaca.
No elenco estão Ana Flávia Machinski, Carol Larocca, Heitor Valadares, Marcela Bugdol, Mateus Ribeiro, Natan Santos e Renato Valenga. 

CASTRO ENCENA 
Também nesta quarta-feira, alunos da Oficina de Teatro da Diretoria de Cultura participam da Mostra de Teatro 'Castro EnCena', no Teatro Bento Mossurunga. 
Para às 8h30 e às 10 horas estão agendadas apresentações da peça Peter Pan. Com muita aventura e alegria, essa peça faz surgir a criança que existe em cada um de nós. "A aventura começa quando Wendy conta uma história para seus irmãos e Peter com a sua fadinha, bastante curiosos, espiam. Juntos, todos embarcam em uma jornada rumo à Terra do Nunca, onde a infância dura para sempre. Com a ajuda da Fada Sininho e um toque de seu pó de pirlimpimpim, eles voam para a grande aventura de suas vidas e enfrentam com Peter Pan o terrível vilão, Capitão Gancho", explica Caroline. A peça é destinada a crianças com idade entre oito e 12 anos. 
À tarde, às 14 horas, acontece a apresentação 'O teatro e o nosso tempo'. Caroline explica que a peça traz fragmentos da história do teatro conforme o ponto de vista dos alunos da oficina. "Os adolescentes foram responsáveis pela construção do espetáculo, assim como a sonoplastia e iluminação. Mostramos de maneira recortada a experiência do teatro em diversas culturas e o que ele representa hoje para esse grupo de atores", aponta Caroline. A peça é indicada a adolescentes acima de 12 anos. 

DIA DE CASTRO 
O 15º Dia de Castro iniciou na sexta-feira (29) e segue até domingo (7). A festa é promovida pela Prefeitura e Lions Clube. A comemoração nasceu com o propósito de trazer para Castro as pessoas que não residem mais em sua terra natal e oferecer uma oportunidade de diversão e lazer para os moradores da cidade. Além das apresentações teatrais, nesta quarta-feira continua a Mobilização Cívica. Às 9 horas a sessão cívica acontece na Escola Municipal Santo Lazarini da Silva, no distrito do Abapan e contará com a participação de alunos e professores do Colégio Edina Woellner. Às 14 horas, na Praça Itacir Stresser, no distrito do Socavão, participam alunos e professores da Escola Municipal José Nery Carneiro de Napoli, Colégio Fabiana Pimentel e Cmei Pequeno Reino. 

Além disso, às 18 horas, acontece o lançamento do livro 'Porto das Tropas', de autoria de Fidelis Bueno, no hall do Teatro Bento Mossurunga. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito grata por sua mensagem!