terça-feira, 11 de agosto de 2015

Cidadãos Beneméritos

Clique sobre a imagem para a ver em maior tamanho
É nesta quinta-feira, 13 de agosto, que a Câmara Municipal de Castro promove sessão solene de entrega dos Títulos de Cidadãos Beneméritos ao casal Glaci Ribas Lopes e Lauro Lopes, a partir das 19h, no Plenário. Com uma longa ficha de serviços prestados à comunidade, seja durante a carreira política de ambos, seja profissionalmente, a homenagem é mais do que merecida. O evento é aberto ao público em geral e tem entrada franca.

O casal Lauro Lopes  e Glaci Ribas Lopes com os filhos Mario Luiz, Marcio José, Mozar Tadeu e Jussara
Sobre Dr. Lauro Lopes
Lauro Lopes nasceu em 16 de maio de 1929. Em 1953 casou-se com Glaci Ribas Lopes, com quem teve cinco filhos: Jussara, Márcio José, Mario Luiz, Mozar Tadeu e Jucimara (falecida em 2008). Tem 10 netos e duas bisnetas.
É contador, advogado e agropecuarista.
Em 1963 concluiu o curso de Direito na Faculdade Estadual de Direito de Ponta Grossa, hoje UEPG.
Foi professor no Colégio Cenecista Carlos Decker, entre 1968 e 1972.
Participou da Diretoria do Asilo São Vicente de Paulo, sendo por muitos anos responsável pela contabilidade de forma gratuita e solidária. Foi secretário, tesoureiro e presidente do Lions Clube de Castro.
Sócio fundador do Rotary Clube de Castro, onde recebeu a Comenda Paul Harris, concedida a pessoas que são exemplo por seu trabalho comunitário e postura ética na comunidade onde atuam.
Fundador da Associação Rural de Castro, hoje Sindicato Rural de Castro, sendo presidente por vários mandatos.
Pertence à diretoria da Faep - Federação da Agricultura do Estado do Paraná.
Elegeu-se vereador entre 1963 e 1968. Foi vice-prefeito na gestão Rivadávia Menarim entre 1969 e 1971. Foi prefeito entre 1972 e 1977.
Em sua gestão como prefeito, a cidade de Castro foi eleita "Município de Ouro do Paraná", pelo jornal Gazeta do Povo. Destacou-se como o prefeito que mais construiu escolas na história de Castro. 
Dentre as demais ações como Prefeito: levou a iluminação elétrica aos distritos do Socavão e Abapan, marco importante no desenvolvimento das regiões. Trouxe a Telepar a Castro, expandindo e modernizando as transmissões telefônicas. Criou a Guarda Urbana Municipal e criou a Bandeira de Castro, através de um concurso público. Investiu em saneamento, manilhamento, cascalhamento de estradas, iluminação pública, água e esgoto, atendimento-odontológico, inclusive com Gabinete móvel que atendia ao interior; pavimentação asfáltica e poliédrica, telefonia, retransmissoras de televisão, coleta de lixo e limpeza pública. Modernizou a legislação municipal implantando leis novas e códigos, e sempre procurou valorizar o funcionalismo municipal, criando o 'Natal dos Funcionários'.
Foi presidente e vice-presidente da AMCG - Associação dos Municípios dos Campos Gerais.

Sobre Glaci Ribas Lopes
Glaci Ribas Lopes nasceu em 19 de março de 1934. Casou-se em 14 de novembro de 1953 com Lauro Lopes.
É técnica em Contabilidade, formada pela Escola Técnica de Comércio "Fátima", em 1952.
Diretora Social da Apae, entre os anos de 1969 e 1974. Secretária e depois presidente do conselho fiscal da Escola de Educação Familiar e Rural de Castro, entre os anos de 1974 a 1978.
Participou da diretoria do Asilo São Vicente de Paulo por muitos anos.
Presidente do Grêmio Esportivo Cacique nos anos de 1971 a 1975, sendo a primeira mulher eleita como dirigente de um time de futebol.
Participou ativamente dos Jogos Abertos do Paraná e dos Jogos Estudantis da Primavera, representando Castro e várias escolas entre os anos de 1970 a 1976.
Foi casal sócio fundador do Rotary Clube de Castro, onde recebeu com Dr. Lauro Lopes a comenda 'Paul Harris'.
Primeira secretária do Conselho Comunitário do Hospital Anna Fiorillo Menarim.
Como primeira-dama na gestão do seu esposo Dr. Lauro Lopes, teve atuação importante em inúmeros movimentos sociais e de caráter assistencial.
Foi vereadora de 1982 a 1996, reelegendo-se para três mandatos consecutivos.
Entrou para a história política de Castro como a Primeira Mulher a assumir o honroso cargo de presidente do Poder Legislativo de Castro. 
Foi criadora e responsável pela inclusão do Jeca - Jogos Estudantis de Castro - dentro da Lei Orgânica Municipal, sendo este o maior evento esportivo do município até os dias de hoje.



5 comentários:

  1. Quero agradecer em nome da Família a homenagem que esta sendo feita a meus Pais, justa e merecida pelo que fizeram em suas vidas.
    Agradeço primeiramente ao Presidente da Câmara Vereador Gerson Sutil pelo projeto de lei que concedeu o Titulo de Cidadão Benemérito e a todos os Vereadores pela aprovação unânime.
    As pessoas devem ser homenageadas em vida, e graças a DEUS eles hoje podem receber esta que é a mais alta comenda de um Município ao seu cidadão.
    O curriculo de vida deles fala pelos mesmos e nós da família ficamos honrados e agradecidos pela lembrança e por poder compartilhar com tantos amigos este momento.
    Agradeço a Fabiana Guedes a matéria, como sempre, perfeita e levando a informação a todos.
    Mozar Lopes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mozar, uma alegria a minha, mesmo que de modo tão modesto, poder noticiar essa honraria, mais que merecida, a este casal simpático, que sempre lutou por seus ideais e fez tanto por nossa amada cidade e por seus cidadãos! As homenagens em vida são as melhores! Lamento, apenas, não poder estar presente no dia 13 com todos vocês para poder abraçá-los nesta ocasião tão feliz! Deus os abençoe e Feliz Dia dos Advogados!

      Excluir
  2. Com certeza os dois são um exemplo tanto para nós da família quando pra sociedade castrense, a qual eles se dedicaram com muito amor e carinho. Temos orgulho de tudo o que construíram juntos e essa homenagem é mais que merecida.
    Obrigada Fabi, por compartilhar mais um dos momentos importantes pra nossa família!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Marcela, alegria a minha em poder compartilhar este momento tão especial e único com todos vocês! Parabéns pelos grandes avós; que sejam sempre exemplos presentes nos corações de cada neto! Beijo grande!

      Excluir
  3. Pessoas admiráveis, de qualidades raras e complementares. Juntos construíram uma história memorável de força, perseverança, determinação, e respeito. Os feitos sociais e democráticos de ambos não se restringem a um período de tempo ou localização geográfica – tendo um impacto perpétuo para inúmeras gerações. Parabéns aos meus avós! E parabéns Fabi pelo excelente post. Bjs x

    ResponderExcluir

Muito grata por sua mensagem!